A Água Camelo é uma startup de impacto socioambiental focada no
mercado ESG. Vende um serviço (B2B) para organizações que desejam
promover o acesso à uma fonte segura de água tratada para pessoas em
situação de vulnerabilidade social, entre os centros urbanos, o
semiárido e a Floresta Amazônica.
A empresa tem o foco em
contribuir, de forma concreta e eficaz, para mudar o cenário da falta
de acesso à água tratada, incorporando tecnologias simples e acessíveis
que viabilizem o consumo de água de boa qualidade por parte das
populações sem acesso a esse serviço público básico.
O design tem o poder de criar ferramentas transformadoras para as
pessoas que precisam de soluções emergenciais, e a startup se propõe a
estruturar essa cadeia que leva produtos de alta qualidade para as
pessoas em situação de vulnerabilidade social, com alto valor agregado
para empresas que estão fomentando essa transformação estrutural.
Na foto, os jovens fundadores da Água Camelo, em fevereiro, nas Terras Yanomami/RR, em ação conjunta com a FUNAI e a CUFA.
A falta de acesso à água tratada atinge pelo menos 35 milhões de brasileiros. As doenças de
veiculação hídrica têm impacto profundo na vida dessas pessoas, afetando
diretamente a sua saúde e, no caso das crianças e em casos mais
extremos, pode prejudicar o seu desenvolvimento físico e mental. Seus
efeitos são sentidos também no campo educacional e profissional,
facilitando a perpetuação de barreiras sociais, com reflexos negativos
na renda e no desenvolvimento da qualidade de vida dessas famílias.