domingo, 26 de março de 2023

quarta-feira, 22 de março de 2023

Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023


 

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água, data proposta há 31 anos, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada aqui no Brasil, no Rio de Janeiro – evento que ficou conhecido como ECO-92.


Hoje também é o primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023, que está acontecendo em Nova York, nos EUA, e vai até sexta-feira (24).

O evento é organizado em parceria pela Holanda e pelo Tajiquistão, países que convivem com desafios relacionados ao nível do mar com o aumento do aquecimento global e acesso à água potável, respectivamente.

Durante esses três dias, serão debatidas ações conjuntas para alcançar as metas convencionadas internacionalmente sobre o tema, incluindo as constantes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo principal da Conferência é o lançamento da Agenda de Ação pela Água, que reúne compromissos voluntários de todos os níveis: governos, instituições e comunidades.

Será discutida e analisada a crise hídrica mundial, problema que é há muito tempo ignorado, mesmo em face a milhões de pessoas que correm o risco de sofrer com a escassez ou, ao contrário, com o excesso do recurso considerado o “poder vida” do planeta.

Esta é a primeira vez em 46 anos que o mundo se une para tratar da questão da água. E é agora ou nunca, esta é a oportunidade

Henk Ovink, representante especial da Holanda

 

O tema da água ainda não é coberto por nenhum tratado global e não é de competência de nenhuma agência especializada da ONU.

“Quebramos o ciclo da água”, lamenta Ovik. “Estamos extraindo muita água do solo, estamos contaminando a água restante. E agora há tanta água na atmosfera que está afetando nossas economias e nossa população devido à mudança climática”.

O resultado disso é água em excesso de um lado e escassez de outro, com inundações e secas crescendo significativamente em todo o mundo em consequência do aquecimento global causado pelas atividades humanas.

 

 
    
https://sdgs.un.org/conferences/water2023

https://sdgs.un.org/conferences/water2023/media

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
6

Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
 

domingo, 19 de março de 2023

Dhafer Youssef - Ondes of Chakras (Official Music Video)

 
https://dhaferyoussef.com/
 

Dhafer Youssef is the Tunisian Oud master, vocalist and composer. He grew up in a modest family, coming from a long line of muezzins. Mastering vocal potentials stands as a heritage and a family tradition. Considered as of the contemporary music movement leader which fuses Eastern and Western music, Dhafer Youssef has managed to bring the Oud out of its traditional role. The Oud creatively confronts with various musical genres: Jazz, Electro, Rock, Turkish and Asian music.

segunda-feira, 13 de março de 2023

The Cost of Gold (Subtitles in Portuguese)

 
 
O custo do ouro

Estatueta enviada para os indicados ao Oscar 2023 pelos povos Yanomamis - Brasil.
No vídeo @urihiyanomami explica porque.
"Ouro é um símbolo de sucesso para você, mas, para nós, é um sinal de morte. Por isso que o nosso povo, os Yanomamis, estão contando a Hollywood o custo do ouro e enviando para eles uma alternativa sem ouro. Nosso protetor, Omama.
Por favor, nos ajude. Envie essa mensagem para Hollywood e ajude a parar o garimpo ilegal".
 

domingo, 12 de março de 2023

Natalia Lafourcade - El lugar correcto (Video Lyric)

 
 
María Natalia Lafourcade Silva, mais conhecida por seu nome artístico Natalia Lafourcade é uma cantora e compositora mexicana. Destaca-se pelas parcerias, colaborações e projetos com outros artistas, além de seus trabalhos autorais. Seu sobrenome é francês e significa "a bifurcação". Wikipedia (PT)
 

quarta-feira, 1 de março de 2023

GUERREIRA SURARA - SURARAS DO TAPAJÓS

 

Guerreira Surara, autoria de Keissi Borari, Ianny Borari e Silvan Galvão, é uma música carregada de ancestralidade, que repassa a força e autonomia da mulher indígena.

O clipe mostra a atuação da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós na defesa do nosso bem maior, a Mãe Terra. 

 @surarasdotapajos

 https://www.youtube.com/@SurarasDoTapajos