domingo, 11 de novembro de 2018

DESCOBERTA 11

Au cours des fouilles menées en ce moment dans la cour de la Tombe Thébaine TT 33, l'équipe de l'IFAO et de l'Université de Strasbourg sous la direction de Frédéric Colin a découvert un superbe cerceuil en bois peint ainsi qu'une stèle recouverte de reliefs d'une grande finesse. Cette dernière appartient à un membre de la famille d'INENI, grand personnage de la première moitié de la 18e dynastie dont la tombe se situe à proximité (TT 81).

Foto: Ministério de Antiguidades do Egito


Durante as escavações realizadas, neste momento, na tumba TT 33, em Tebas, a equipa da IFAO e da Universidade de Estrasburgo, sob a direção de Frederico Colin, descobriu um belo caixão de madeira pintado, bem como uma stela coberta de relevos. Esta última pertence a um membro da família de INENI, grande personagem da primeira metade da 18 ª Dinastia cujo túmulo se situa perto - TT 81. Ineni foi um dos principais conselheiros da rainha-faraó Hatshpsut, e antes, do pai dela.
O Dr. Mostafa Waziri, secretário-geral do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, explica que o tamanho da stela é de 1m x 0,65cm. Nela, três registro representam cenas de oferendas. O nome do principal oficiante é TETIANKH e um dos beneficiários das oferendas pode ser INENI, dono da TT 81.
Perto dessa stela, disse prof. Frédéric Colin, a missão encontrou um sarcófago bem preservado, apenas uma parte dos pés está faltando. Pertence a uma pessoa chamada POUIA e de acordo com este nome, poderia pertencer à 18 ª Dinastia. Ele mede cerca de 1,7m e é feito de madeira e gesso pintado.
Foto: Ministério de Antiguidades do Egito